INSERIR INTRODUÇÃO PERMANÊNCIA ESTUDANTIL
➔ Desenvolvimento Acadêmico
INSERIR INFORMAÇÃO
★ Participação em Eventos Externos e Internos
Através da Política de Atendimento ao Estudante, a AAPA/SPAA apoia a apresentação de trabalhos em eventos de caráter científico, técnico-científico, artístico, cultural e sócio-político em todo o país, e também no exterior, de discentes dos cursos de graduação da Uesb. Os discentes interessados em participar de eventos externos precisam ficar atentos aos editais lançados anualmente para a concessão de apoios para este fim.
A solicitação de apoio financeiro poderá ser encaminhada em quatro diferentes linhas de financiamento:
LINHA 01: Participação individual em eventos científicos e/ou tecnológicos no Brasil, para apresentação de trabalhos aprovados. Essa Linha é destinada exclusivamente para autores de trabalhos formalmente aceitos pela comissão organizadora de eventos. Serão entendidos como trabalhos formalmente aceitos, aqueles trabalhos que forem relacionados pelo promotor do evento, como trabalhos a serem apresentados, por meio de seus instrumentos oficiais de divulgação pública.
LINHA 02: Participação em eventos regionais ou nacionais e viabilização de eventos internos pelas entidades estudantis. Essa Linha visa apoiar a participação coletiva de discentes em:
a) eventos externos à Uesb, de caráter didático-científico (congresso, simpósios, seminários; conferências, etc.);
b) eventos externos à Uesb, de caráter cultural e/ou esportivo (jornadas de artes, cinema, teatro ou dança; olimpíadas e paraolimpíadas, etc.);
c) encontros estudantis de caráter político-acadêmicos (grêmios, centros ou diretórios acadêmicos, associações e federações estaduais e nacionais e ligas estudantis, etc.);
d) organização de eventos internos, promovidos pelas entidades estudantis, dentro do campus.
LINHA 3: Participação individual como representante da Uesb em eventos regionais e nacionais e em atividades acadêmicas complementares. A linha busca apoiar:
a) a participação individual ou em grupo de discentes que representarão a instituição (Uesb) em eventos acadêmicos competitivos, sejam eles de caráter científico, cultural ou esportivo;
b) a participação individual de discentes em atividades complementares da vida acadêmica (cursos de verão/inverno/férias de caráter acadêmico-científico, mobilidade acadêmica entre universidades estaduais).
LINHA 4: Participação individual em intercâmbio. O recurso desta Linha é destinado, exclusivamente, para estudantes aprovados para mobilidade estudantil internacional, comprovado com Carta de encaminhamento da Assessoria de Intercâmbio da Uesb, apresentando a justificativa e relevância para participação no intercâmbio, indicando a universidade conveniada, número do convênio, a disciplina a ser cursada pelo requerente e o período do intercâmbio.
★ Cursos Livres
“Ao Sub-Programa de Desempenho Acadêmico caberá fomentar a participação político-acadêmica, promover ações de inclusão digital, iniciativas de ensino de línguas e acompanhamento psicopedagógico, ao estudante comprovadamente carente econômica e socialmente”. (Artigo 7, Resolução Consu nº 011/2008 do Programa de Assistência Estudantil) Nesse sentido, foram criados os Cursos Livres e o Projeto Tutoria em Disciplinas, com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico dos discentes assistidos pelo PRAE, ampliar seus conhecimentos e melhorar suas perspectivas, tanto acadêmicas quanto profissionais, e até mesmo pessoais.
Os Cursos Livres do PRAE objetivam subsidiar o desenvolvimento de aspectos que contribuem para o melhoramento do desempenho acadêmico dos discentes. Paralelamente, oferecem oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional com efeitos para além da vida acadêmica. Atualmente, são desenvolvidos os seguintes Cursos Livres:
I. Curso Livre de Português: destina-se a aprimorar a interpretação, a escrita de textos, bem como a utilização das regras gramaticais e ortográficas para o aperfeiçoamento da expressão escrita, direcionados à produção acadêmica.
II. Curso Livre de Inglês: é oferecido em duas modalidades: sequencial (quatro módulos) e semestral.
a. O Curso Livre de Inglês sequencial objetiva propiciar ao discente o desenvolvimento das cinco habilidades da Língua Inglesa: ler, escrever, ouvir, falar e adquirir um conhecimento cultural do mundo anglófono;
b. O Curso Livre de Inglês semestral objetiva focar e desenvolver alguma das habilidades da língua, podendo priorizar a oferta de conhecimentos básicos que subsidiem a leitura, compreensão e interpretação de textos acadêmicos e/ou de qualquer outra natureza em língua inglesa, assim como, a oferta de conversação para desenvolver a comunicação oral.
★ Tutorias
O Projeto Tutoria de Disciplinas tem por objetivo contribuir para a garantia de permanência e conclusão de curso dos estudantes da graduação. Sua elaboração ocorreu devido à observação do número de reprovações em alguns cursos das áreas de Exatas, Biológicas e de Saúde por parte das pedagogas do setor, nos três campi. O Projeto foi aprovado em reunião pelo Comitê Gestor, e foi implantado no ano de 2017.
Graduandos dos três campi são selecionados mediante editais que visam selecionar tutores de disciplinas específicas do curso, destinados a beneficiar academicamente discentes habilitados às ações da Assistência Estudantil da Uesb.
➔ Assuntos da Juventude
INSERIR INFORMAÇÃO
★ Convivência
INSERIR INFORMAÇÃO
★ Cultura, Lazer e Esportes
A AAPA, por meio de seus subsetores, realiza, a cada início de semestre, a Semana de Integração. O evento tem como objetivo a integração dos novos discentes ao cotidiano do universo acadêmico da Universidade, com a realização de atividades culturais, artísticas, educacionais, dentre outras. Durante a realização da Semana de Integração acontecem oficinas, minicursos e palestras com temas diversos.
A Semana de Integração envolve, também, a participação da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio de ações de atendimento à saúde e Aulas Magnas nos três campi. Além da parceria com a Prograd, a GAE/SAE têm o apoio dos demais setores da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), por meio de ações das Coordenações de Cultura e Esportes, bem como das Entidades Estudantis.
★ Apoio a entidades estudantis
As entidades estudantis são membros integrante da vida acadêmica da Universidade. Os alunos têm direito à representação por indicação das entidades estudantis, com mandato de um ano, sendo permitida a recondução (artigo 174 do Regimento Geral) em vários órgãos colegiados deliberativos da Uesb, tais como:
● Conselho de Administração (Consad);
● Conselho Superior Universitário (Consu);
● Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe);
● Conselho de Campus;
● Plenária Departamental;
● Órgãos Colegiados de Curso.
Além desses, os estudantes possuem representação ainda nos seguintes órgãos: Conselho Deliberativo da Residência Universitária, Comitê Gestor do Programa de Assistência Estudantil e Comissão do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaest).
Os alunos regularmente matriculados encontram-se organizados em:
a. Diretório Central de Estudantes (DCE): de âmbito universitário, representa todos os alunos da Uesb. Compete ao DCE indicar a representação discente junto aos Conselhos, por meio de assembleia convocada para esse fim;
b. Centros Acadêmicos (CA): representa cada curso dentro da unidade universitária. As entidades citadas possuem personalidade jurídica própria, conforme artigo 149 do Regimento Geral da Uesb e artigo 92 do Estatuto da Uesb.
É livre a organização do segmento estudantil, cabendo-lhe definir suas formas de representação e de identificação de suas entidades. Quanto às solicitações realizadas pelos Centros Acadêmicos à Subgerência de Permanência e Ações Afirmativas (SPAA), deve-se observar os seguintes procedimentos:
1. Participação em eventos externos: observar os requisitos estipulados no Edital de Participação em Eventos, dentre eles: formulário de solicitação preenchido pela Entidade Estudantil, Programação completa do evento, Termo de Compromisso de Viagem, Ata e frequência da assembleia da socialização do evento;
2. Organização de eventos internos: observar os requisitos estipulados no Edital de Participação em Eventos, dentre eles: votar, em assembleia, a utilização do recurso para apoiar a organização do evento que o CA pretenda realizar no campus da Uesb; formulário de solicitação do CA preenchido e cronograma/projeto do evento, dentre outros.